Fórum pimentasportugal.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O meu Diário...

5 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

O meu Diário... Empty O meu Diário...

Mensagem  Dionysus Ter Dez 21, 2010 2:22 am

Bons dia a todos...

Acho que vou ser o primeiro a iniciar um diário.

Dia 10 de Dezembro de 2010 semeie as seguintes espécies:

7pod
7pod yellow
piri.piri
espécie não identificada

Como está muito frio tanto para a germinação como para o desenvolvimento criei uma estufa para poder ter resultados.
Neste momento já germinaram alguma sementes de quase todas as espécies que semeie (em breve tenho fotos).
Devo dizer que tentar criar uma pimenta em estufa não é de todo fácil, já tentei com mais espécies e o resultado não foi o melhor. de todas as que semeie e tentei criar em estufa apenas tenho meia dúzia pequenas tem 2 meses algumas e não tenho a certeza de que se vão aguentar (em breve vou meter fotos).
Mas vou tentar mais uma vez pois daqui a 2 meses gostava de as ter prontas para transplantar para o vaso definitivo.

Cumps
Dionysus
Dionysus
Usuário Perola Negra

Mensagens : 110
Data de inscrição : 26/11/2010
Idade : 43
Localização : Foros de Vale de Figueira

Ir para o topo Ir para baixo

O meu Diário... Empty Re: O meu Diário...

Mensagem  Lobsang Ter Dez 21, 2010 9:48 am

Boas Dionysus,

Como é essa estufa? Eu tenho as minhas na estufa e estão todas contentes Smile
Controlas a temperatura, humidade, foto-periodo, etc.?
Põe fotos quando conseguires!
Lobsang
Lobsang

Mensagens : 63
Data de inscrição : 20/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O meu Diário... Empty Re: O meu Diário...

Mensagem  Dionysus Ter Dez 21, 2010 12:51 pm

Boas Lobsang,

Eu gostava de dizer o mesmo das minhas pequenas mas não posso. apenas controlo a temperatura. gostava de ter um termostato mas não sei onde conseguir, para manter a temperatura tem que ser com lâmpadas e assim elas não descansam. Tenho a estufa forrada com papel alumínio e ventilada com pequenas ventoinhas para fazer a circulação de ar. Em breve vou ter fotos para partilhar.

cumps
Dionysus
Dionysus
Usuário Perola Negra

Mensagens : 110
Data de inscrição : 26/11/2010
Idade : 43
Localização : Foros de Vale de Figueira

Ir para o topo Ir para baixo

O meu Diário... Empty Re: O meu Diário...

Mensagem  Lobsang Ter Dez 21, 2010 3:29 pm

Bem, o facto de teres a luz sempre acessa não é nada bom. Não nos podemos esquecer que o interesse das nossas estufas caseiras é poder replicar ao máximo as condições da natureza com alguma optimizações.
As plantas precisam de um foto-periodo definido para se desenvolverem em condições. Da mesma forma que receber luz é importante, um periodo escuro também o é; até porque muitas das funções das plantas são realizadas durante o periodo escuro. É a mesma coisa que nós sermos inibidos de dormir. O foto periodo deve ser qualquer coisa como 18/6 (18horas de luz e 6 de escuridão) para o periodo de crescimento e 12/12 para o periodo de floração. Se bem que nem todas as espécies se regem pelo foto-periodo; mas podes partir do principio que para o crescimento é melhor teres mais horas de luz que de escuridão.
Outra coisa a ter em atenção é o tipo de luz que usas, nem todas as lampadas produzem um espectro de luz útil para as plantas. As lampadas incandescentes (de filamento) comuns das nossas casas não servem para nada para as plantas. Eu recomendo-te usar lampadas CFL (compact fluorescent light) - mais conhecidas como economizadoras - de espectro azul para o periodo de crescimento e de espectro amarelo para o periodo de floração.
Outra coisa que também não aconselho é forrar a estufa com papel de aluminio, já que cria o que chamamos de "hot spots". É melhor uma superficie branca normal ou plastico branco de estufa.
Por outro lado puseste ventilação para a circulação de ar, o que é muito bom, e não te esqueças da renovação/substituição de ar que também é importante. Isso pode mesmo ser feito passivamente por simples aberturas na estufa.
Para o aquecimento o melhor que tens a fazer é usar um cabo de aquecimento a passar por debaixo dos vasos. Têm um consumo baixo e podes deixar sempre ligado.

Qualquer duvida que tenhas diz Wink
Lobsang
Lobsang

Mensagens : 63
Data de inscrição : 20/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O meu Diário... Empty Re: O meu Diário...

Mensagem  Dionysus Ter Dez 21, 2010 3:49 pm

Pois eu sei que tens razão em tudo isso Lobsang. De facto ter a luz acesas durante 24 horas não é nada bom mas como não sei muito bem como manter a estufa aquecida e a temperatura indicada sem ser com lâmpadas foi a única solução que arranjei. A lâmpada é economizadora e de luz branca. A ventilação e feita para o exterior ou seja não é uma ventilação exclusivamente interna, tenho uma ventoinha a ventilar para dentro da estufa e 2 a ventilar para fora para fazer a renovação de ar. Gostava de arranjar um termostato com regulador de temperatura para poder fazer o foto-período que de facto é muito importante.
Onde posso arranjar um cabo de aquecimento?

cumps
Dionysus
Dionysus
Usuário Perola Negra

Mensagens : 110
Data de inscrição : 26/11/2010
Idade : 43
Localização : Foros de Vale de Figueira

Ir para o topo Ir para baixo

O meu Diário... Empty Re: O meu Diário...

Mensagem  Lobsang Ter Dez 21, 2010 4:08 pm

O cabo de aquecimeto podes comprar no ebay ou comprar numa loja de animais; normalmente são usados para aquarios e terrários; se bem que nestas ultimas são bem mais caros.
Para controlar o foto-periodo precisas de um temporizador, no fundo é só para ligar e desligar a luz automaticamente (ex: liga ás 08h e desliga ás 20h) - podes comprar no continente, jumbo, aki, etc, e são baratos.
Os termostatos são usados normalmente para sistemas de aquecimento. Se optares pelo cabo não vais precisar de nenhum.
Lobsang
Lobsang

Mensagens : 63
Data de inscrição : 20/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O meu Diário... Empty Re: O meu Diário...

Mensagem  Dionysus Ter Dez 21, 2010 4:13 pm

Temporizador já tenho. Desculpa a ignorância mas como consigo manter a temperatura certa com o cabo de aquecimento?
Dionysus
Dionysus
Usuário Perola Negra

Mensagens : 110
Data de inscrição : 26/11/2010
Idade : 43
Localização : Foros de Vale de Figueira

Ir para o topo Ir para baixo

O meu Diário... Empty Re: O meu Diário...

Mensagem  Lobsang Ter Dez 21, 2010 4:42 pm

Os cabos têm uma potencia fraquinha, de 15 a 20w. Aquecem entre 25ºC a 30ºC. O interesse deles não é aquecer o ambiente, mas sim a terra dos vasos de forma que a planta mantenha as raizes/sementes quentes. Simplesmente passas o cabo por debaixo dos vasos ou do propagador e deixas sempre ligado á corrente, não precisas de termostato pq eles também não vão sobre-aquecer nada. Para sementes em germinação e vasos pequenos passa o cabo uma vez; para vasos maiores ou para o propagador podes dar duas voltas ao cabo por debaixo deles. Se a terra estiver a 20-25ºC elas vão ficar felizes Smile
Lobsang
Lobsang

Mensagens : 63
Data de inscrição : 20/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O meu Diário... Empty Re: O meu Diário...

Mensagem  Dionysus Ter Dez 21, 2010 4:46 pm

Estou a entender. Vou tratar do assunto. Vou tentar arranjar o cabo o mais rápido possivel.
Obrigado
Dionysus
Dionysus
Usuário Perola Negra

Mensagens : 110
Data de inscrição : 26/11/2010
Idade : 43
Localização : Foros de Vale de Figueira

Ir para o topo Ir para baixo

O meu Diário... Empty Re: O meu Diário...

Mensagem  carlos Qua Dez 29, 2010 6:06 am

meus amigos o que vocês chamam cabo é uma resistencia de cilicone deixo aqui um endereço aonde vendem.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
sempre ao dispor
Carlos
carlos
carlos

Mensagens : 3
Data de inscrição : 29/12/2010
Idade : 72
Localização : ilha Terceira Açores Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O meu Diário... Empty Re: O meu Diário...

Mensagem  Lobsang Qua Dez 29, 2010 6:37 am

Boas,

Bem, pode ser considerado uma resistencia, já que o termo "resistencia" é aplicado amplamente a qualquer material que se oponha á passagem de corrente electrica, neste caso especifico criando o "efeito Joule". Também especificamente para este caso, esse material vem revestido a silicone para se tornar mais flexivel.
No meio técnico são mesmo designados de cabos de aquecimento.

Atenção que os cabos desse link não parecem vir fornecidos com ficha aplicada, convém verificar essa situação anteriormente á compra.
Lobsang
Lobsang

Mensagens : 63
Data de inscrição : 20/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O meu Diário... Empty Re: O meu Diário...

Mensagem  Dionysus Qua Dez 29, 2010 3:34 pm

Olá a todos,

Antes de mais obrigado a todos por estas dicas e pela ajuda. A minha ultima sementeira não está a resultar talvez pelo substrato utilizado. Vou aguardar mais algum tempo, se não germinarem vou tentar começar novamente como mais espécies e talvez com mais condições.

cumps Dionysus
Dionysus
Dionysus
Usuário Perola Negra

Mensagens : 110
Data de inscrição : 26/11/2010
Idade : 43
Localização : Foros de Vale de Figueira

Ir para o topo Ir para baixo

O meu Diário... Empty Re: O meu Diário...

Mensagem  Lobsang Qua Dez 29, 2010 4:10 pm

Já agora, qual é o substrato? E as temperaturas?
Lobsang
Lobsang

Mensagens : 63
Data de inscrição : 20/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O meu Diário... Empty Substracto

Mensagem  frias Qua Dez 29, 2010 4:26 pm

Dionysus:
Já cheguei a obter bons resultados com jiffys e com algodão húmido.
No último caso, temos que estar atentos e assim que começar a germinação propriamente dita, coloca-se na terra.
Espero que a dica ajude!
Cumprimentos,

Pedro
frias
frias
Usuário Tepin

Mensagens : 81
Data de inscrição : 18/12/2010
Idade : 44
Localização : Viseu

http://www.fotografrias.com

Ir para o topo Ir para baixo

O meu Diário... Empty Re: O meu Diário...

Mensagem  Lobsang Qua Dez 29, 2010 4:31 pm

Boas,

Eu por aqui meto tudo na terra! lol!
Lobsang
Lobsang

Mensagens : 63
Data de inscrição : 20/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O meu Diário... Empty Re: O meu Diário...

Mensagem  Dionysus Qua Dez 29, 2010 4:37 pm

Lobsang escreveu:Já agora, qual é o substrato? E as temperaturas?

Lobsang as temperaturas rondam os 30º. o substrato é um de compra que não será o mais indicado para germinar mas sim para depois quando na altura de transplantar para o vaso definitivo.
Dionysus
Dionysus
Usuário Perola Negra

Mensagens : 110
Data de inscrição : 26/11/2010
Idade : 43
Localização : Foros de Vale de Figueira

Ir para o topo Ir para baixo

O meu Diário... Empty Re: O meu Diário...

Mensagem  Lobsang Qua Dez 29, 2010 4:51 pm

30º o substrato ou o ambiente?

Eu costumo usar o mesmo substrato, mas com misturas diferentes. Para germinação gosto de juntar mais perlite para ficar mais "arejado".
O substrato costumo usar composana universal.

Quando puderes põe aí uma foto da estufa Smile
Lobsang
Lobsang

Mensagens : 63
Data de inscrição : 20/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O meu Diário... Empty Re: O meu Diário...

Mensagem  Dionysus Qua Dez 29, 2010 6:30 pm

Os 30º é o ambiente o substrato deve estar um pouco mais, acho!!
Aqui fica uma foto da minha pequena estufa:

O meu Diário... 211e020101
Dionysus
Dionysus
Usuário Perola Negra

Mensagens : 110
Data de inscrição : 26/11/2010
Idade : 43
Localização : Foros de Vale de Figueira

Ir para o topo Ir para baixo

O meu Diário... Empty Re: O meu Diário...

Mensagem  Lobsang Qui Dez 30, 2010 11:57 am

Boas,

Está fixe dionysus, bem parecida á primeira estufa caseira que fiz á uns anos.

Só te aconselho mais tarde a descartar os copos brancos, já que deixam passar luz e as raizes não gostam e a baixar um pouco a temperatura; eu diria para uns 25º no substrato e 29º ambientes; mais que isso já não trás vantagens.

Mas claro, o que interessa no meio disto tudo é o gosto que temos nas nossas plantas e o tempo que dedicamos a elas.

O que gosto mais de ver nessa imagem é a dedicação que essa pequena estufa transpareçe - Parabéns!

Já agora, de que material fizeste a estrutura?
Lobsang
Lobsang

Mensagens : 63
Data de inscrição : 20/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O meu Diário... Empty Re: O meu Diário...

Mensagem  Dionysus Sex Dez 31, 2010 1:20 am

Boas,

É feita em madeira. Vou tentar baixar a temperatura já mandei vir um cabo de aquecimento.

obrigado pelas dicas.

cumps
Dionysus
Dionysus
Usuário Perola Negra

Mensagens : 110
Data de inscrição : 26/11/2010
Idade : 43
Localização : Foros de Vale de Figueira

Ir para o topo Ir para baixo

O meu Diário... Empty Re: O meu Diário...

Mensagem  Dionysus Sex Dez 31, 2010 6:14 am

Hoje dia 31/12/10

foram para a terra 6 jalapeños.

vamos ver se dão fruto.

cumps
Dionysus
Dionysus
Usuário Perola Negra

Mensagens : 110
Data de inscrição : 26/11/2010
Idade : 43
Localização : Foros de Vale de Figueira

Ir para o topo Ir para baixo

O meu Diário... Empty Re: O meu Diário...

Mensagem  Dionysus Ter Jan 04, 2011 1:23 pm

Boas,

Primeira sementeira sem resultado. As sementes apodreceram no sob-estrato, talvez por não ser o indicado. Não vamos desanimar, os Jalapeños estão em espera.

O meu Diário... 1c1150481c
Jalapeño

Hoje dia 04/01/2011 foram para a terra as seguintes espécies(3 de cada):

Cambuci (do nosso amigo frias)
Cayenne (do nosso amigo frias)
Habanero Red
Habanero white
Jamaican Hot
Black Pearl
7 Pod Red
7 Pod Yellow
Lemon Drop
Trinidad Scorpion
Dorse Naga
Naga Morich
Espécie Não Identificada

O meu Diário... 9b9ad19e39
Sementeira

Vamos esperar e nunca desanimar.

cumps
Dionysus
Dionysus
Usuário Perola Negra

Mensagens : 110
Data de inscrição : 26/11/2010
Idade : 43
Localização : Foros de Vale de Figueira

Ir para o topo Ir para baixo

O meu Diário... Empty Re: O meu Diário...

Mensagem  Lobsang Ter Jan 04, 2011 2:57 pm

Boas,

Epa.. sementes apodrecerem numa semana não é normal.. foi nessa primeira foto? Essa terra para além de não parecer muito boa está completamente encharcada. Onde a arranjaste?

Lembra-te que a terra que usas é dos factores mais importantes para a germinação/crescimento das plantas. Se usares um substrato de qualidade vais evitar muitos problemas; quer de germinação, crescimento, desenvolvimento, doenças, etc..

É importante o substrato ser arejado, não tem que ter só água, também tem que ter oxigénio. As plantas não querem água na terra.. querem humidade.

O meu conselho é investir num bom substrato para ter bons resultados, ou se não quiseres estar sempre a comprar substrato, mistura em casa.

Quanto à água.. que água usas?

Agora outra coisa: isso que tens debaixo das sementeiras é um tapete electrico? Smile

Abraço.






Lobsang
Lobsang

Mensagens : 63
Data de inscrição : 20/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O meu Diário... Empty Re: O meu Diário...

Mensagem  Dionysus Ter Jan 04, 2011 4:21 pm

boas,

não a primeira foto é um jalapeño e este tem 2 ou 3 dias não esta encharcada é apenas molhada leva uma ou duas borrifadelas em cima 2 x ao dia uma de manha outra a tarde. a terra que se vê não é de compra, alias, é mistura que fiz em casa tem de compra e tem terra normal adubada com estrume (a adubação é feita pelo meu avô para a horta). as que apodreceram é uma parte que aparece na estufa num tabuleiro de germinação essas sim até as que germinaram depois apodreciam as raízes. foi um sob-estrato de compra que me deram mas pelos vistos não é la grande coisa ou não vale mesmo nada.
a agua é a da rede, se não for a melhor que tenho a certeza que não é posso utilizar duma fonte? e sim, é um tapete eléctrico.

cumps
Dionysus
Dionysus
Usuário Perola Negra

Mensagens : 110
Data de inscrição : 26/11/2010
Idade : 43
Localização : Foros de Vale de Figueira

Ir para o topo Ir para baixo

O meu Diário... Empty Re: O meu Diário...

Mensagem  Lobsang Qua Jan 05, 2011 8:22 am

Bem, tens que ver se apodreceram ou se queimaram.

Se for apodrecimento pode ser causado por rega em demasia. Se forem raízes e folhas queimadas pode ser por sobre-fertilização. Pode não ser o caso mas passo já a noção – as sementes e plantas pequenas não devem ser fertilizadas, e da mesma forma não devem ser aplicadas em substratos com fertilização química ou mesmo orgânica em demasia.

Normalmente na germinação rego apenas uma vez e só volto a regar quando vejo que a superfície do substrato está a secar.
Costuma-se dizer que é mais fácil matar uma planta por água a mais do que por água a menos, e é verdade.

Quanto á água depende. No mínimo o que podes fazer é deixar a água para as plantas descansar nos garrafões durante 24 ou 48h. Isto é tempo suficiente para se evaporar o cloro e outros desinfectantes. Depois também entra o PH e o EC mas falamos disso mais á frente.

De mencionar também que para germinação só uso água destilada, já que a da rede pode ter tendencia a queimar as sementes.
Sim, também podes usar água da fonte, embora costume ter um PH mais baixo sempre é melhor que os desinfectantes da rede Smile
Lobsang
Lobsang

Mensagens : 63
Data de inscrição : 20/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O meu Diário... Empty Re: O meu Diário...

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos