Fórum pimentasportugal.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Luz para crescer saudaveis.....

2 participantes

Ir para baixo

Luz para crescer saudaveis..... Empty Luz para crescer saudaveis.....

Mensagem  Dionysus Ter Jan 04, 2011 4:50 pm

Boas a todos,

Visto que tenho uma dúvida e acho que será o melhor espaço para a colocar porque tem a ver com o crescimento, aproveito para lançar o primeiro tópico.

Ora então cá vai: Qual é a melhor lâmpada para ter numa estufa? ou seja que tenha a melhor luminosidade para as nossas pequenas para elas crescerem saudáveis...

por exemplo as que tenho tem 6500k de luminosidade mas sei que há com mais, será melhor? onde arranjar?

cumps

Dionysus
Dionysus
Dionysus
Usuário Perola Negra

Mensagens : 110
Data de inscrição : 26/11/2010
Idade : 43
Localização : Foros de Vale de Figueira

Ir para o topo Ir para baixo

Luz para crescer saudaveis..... Empty Re: Luz para crescer saudaveis.....

Mensagem  Lobsang Qua Jan 05, 2011 7:24 am

Boas,

Bem, existem aqui dois factores distintos. Um é a luminosidade que se mede em Lúmens (Lm); e outro é a temperatura de cor que se mede em Kelvin (K).

- A temperatura de cor - simplificando, como o próprio nome sugere, indica a tonalidade da cor que a lâmpada produz. Isto é importante porque na natureza, durante as estações do ano que regem as fases de crescimento das plantas, a temperatura de cor também muda. Na Primavera há mais luz azul disponível, e no verão/outono há mais luz amarela disponível. Nós tentamos simular este factor nas nossas estufas e é por isso que se recomendam lâmpadas com espectro azul para a fase de crescimento (ex: 6500K) e lâmpadas com espectro amarelo para a fase de floração (ex: 3600K). Como já entendemos, quanto maior é o numero na escala de Kelvin, mais azulada é a lâmpada; mas normalmente há padrões de temperatura de cor estabelecidos no mercado.

Outro factor que também é importante é o espectro de luz completo que a lâmpada produz; isto porque as plantas absorvem determinadas frequências que nós normalmente não usamos. Aqui entram as lâmpadas específicas para horticultura, que são a escolha ideal, embora sejam mais dispendiosas.

- Potencia e Lúmens - Aqui também tratamos de dois aspectos diferentes. A potência é medida em W (watts) e refere-se ao consumo eléctrico da lâmpada. Os Lm (Lúmen) referem-se á quantidade de luz que a lâmpada produz e não são obrigatoriamente proporcionais á potencia. Aqui surge a medida que nos interessa Lm/W (Lúmen per Watt) que indica precisamente o rendimento lumínico que a lâmpada tem, ou a quantidade de lúmens que a lâmpada produz para cada watt de electricidade consumido.

- Tipos de Lâmpadas - Vamos começar por referir que as lâmpadas incandescentes que usamos nas nossas casas não são adequadas para as plantas, para além de não terem um espectro adequado são as que apresentam um menor rendimento (~10Lm/W).

Tipos de lâmpadas adequadas:

-Fluorescentes ou CFL (compact fluorescente Light – economizadoras): são uma boa escolha porque para além de apresentarem um espectro de luz decente, têm um rendimento razoável (~60lm/W). A ter atenção ás temperaturas de cor já que existem com espectros azuis (Daylight) e espectros amarelos (Softlight).

-HPS (Vapor de sódio) e HID (Iodetos metálicos): São lâmpadas de alta pressão com espectros de luz muito adequados e com um rendimento muito elevado (~100 ou + Lm/W). De referir que este tipo de lâmpada requer uma instalação especifica já que requerem balastros - podendo ser de bobina ou electrónicos. Normalmente são usadas quando se pretende um alto rendimento lumínico. Também produzem saída de UV assemelhando-se por isso ao espectro de luz produzido pelo Sol. - Atenção: Estas lâmpadas requerem instalação especial.

- Reflectores - Não são necessários no caso de CFL’s de baixa potência, mas recomendam-se no caso de lâmpadas de maior potencia, de forma a optimizar a luz produzida.

- Onde comprar - Lâmpadas CFL de baixa potência podem comprar-se nos supermercados. Lâmpadas CFL de maior potencia, HPS e HID podem comprar-se em lojas de electricidade, lojas de horticultura ou ebay. Para estas ultimas recomenda-se um reflector.


Última edição por Lobsang em Qua Jan 05, 2011 7:40 am, editado 1 vez(es)
Lobsang
Lobsang

Mensagens : 63
Data de inscrição : 20/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Luz para crescer saudaveis..... Empty Re: Luz para crescer saudaveis.....

Mensagem  Lobsang Qua Jan 05, 2011 7:36 am

Boas,

Dionysus, para o teu caso especifico (do que consegui ver da tua estufa) recomendo-te para já as CFL. Se quiseres mais luz compra umas mais potentes - qualquer coisa como 20W. Atenção que estes 20W são o consumo real quem vem indicado na lampada e não os tais 100w ou mais de equivalencia que também vêm indicados na embalagem.

Quando quiseres um upgrade a sério, compra uma CFL de 80 ou 100W com um reflector e já ficas com uma iluminação bem decente aí na estufa.

Quando/se quiseres aumentar a estufa depois fala comigo que a gente estuda isso Smile

Se achares útil passa o post de cima para a biblioteca e depois dá-se uma pequena edição.
Lobsang
Lobsang

Mensagens : 63
Data de inscrição : 20/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Luz para crescer saudaveis..... Empty Re: Luz para crescer saudaveis.....

Mensagem  Dionysus Qua Jan 05, 2011 9:38 am

Boas,

pelo que entendi as que tenho, para já, são as indicada. tenho uma de 50w e 6500k e outra de 25w e 6500k se não estou em erro, são as duas economizadoras, vou tentar por uma foto para verem.

cumps,

Dionysus

Dionysus
Dionysus
Usuário Perola Negra

Mensagens : 110
Data de inscrição : 26/11/2010
Idade : 43
Localização : Foros de Vale de Figueira

Ir para o topo Ir para baixo

Luz para crescer saudaveis..... Empty Re: Luz para crescer saudaveis.....

Mensagem  Dionysus Qua Jan 05, 2011 9:44 am

Fica aqui uma lâmpada igual as que tenho,

Luz para crescer saudaveis..... 51a14a5520
Lâmpada

Cumps

Dionysus
Dionysus
Dionysus
Usuário Perola Negra

Mensagens : 110
Data de inscrição : 26/11/2010
Idade : 43
Localização : Foros de Vale de Figueira

Ir para o topo Ir para baixo

Luz para crescer saudaveis..... Empty Re: Luz para crescer saudaveis.....

Mensagem  Lobsang Qua Jan 05, 2011 10:59 am

É exactamente isso Smile
Lobsang
Lobsang

Mensagens : 63
Data de inscrição : 20/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Luz para crescer saudaveis..... Empty Re: Luz para crescer saudaveis.....

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos