Fórum pimentasportugal.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pimentas do Romão

+2
frias
romão
6 participantes

Ir para baixo

Pimentas do Romão Empty Pimentas do Romão

Mensagem  romão Qua Dez 29, 2010 4:27 pm

Olá pessoal vou dar inicio ao meu diario.
Hoje vou por algumas sementes a hidratar no processo osmopriming para posteriormente as por a germinar em ambiente controlado de uma chocadeira. santa
romão
romão
Usuário Naga Viper

Mensagens : 23
Data de inscrição : 29/12/2010
Idade : 57
Localização : Marinha Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Pimentas do Romão Empty Osmopriming

Mensagem  frias Qua Dez 29, 2010 4:29 pm

Já usei essa técnica uma vez, mas não notei diferença em relação à germinação "normal".
Há que diga que no caso de algumas variedades mais teimosas resulta bem.
Boa sorte!

Pedro
frias
frias
Usuário Tepin

Mensagens : 81
Data de inscrição : 18/12/2010
Idade : 44
Localização : Viseu

http://www.fotografrias.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pimentas do Romão Empty Re: Pimentas do Romão

Mensagem  Lobsang Qua Dez 29, 2010 4:29 pm

Vai colocando fotos Smile
Lobsang
Lobsang

Mensagens : 63
Data de inscrição : 20/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pimentas do Romão Empty Re: Pimentas do Romão

Mensagem  romão Qua Dez 29, 2010 4:41 pm

Já utilizei esta tecnica mais do que uma vez, com sucesso, algumas sementes chegaram a germinar na solução ao fim de 48horas.
Para alem desta tecnica há outra "banho de camomila" tambem com bastante popularidade, mais facil de executar, pois não é facil pesar 21 gramas de sal.
Abraços cherry
romão
romão
Usuário Naga Viper

Mensagens : 23
Data de inscrição : 29/12/2010
Idade : 57
Localização : Marinha Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Pimentas do Romão Empty Re: Pimentas do Romão

Mensagem  romão Sex Dez 31, 2010 11:30 am

inicio do osmopriming, cerca de 40 variedades, para iniciar o ano
romão
romão
Usuário Naga Viper

Mensagens : 23
Data de inscrição : 29/12/2010
Idade : 57
Localização : Marinha Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Pimentas do Romão Empty Re: Pimentas do Romão

Mensagem  Administrador Sáb Jan 01, 2011 5:27 am

Boas,

40 para iniciar, espectáculo....

amigo romão porque não explicas a técnica osmopriming ao fórum no espaço para tal??

cumprimentos,
Administrador
Administrador
Administrador
Usuário 7 Pod Yellow

Mensagens : 32
Data de inscrição : 23/11/2010
Idade : 40
Localização : Foros de Vale de Figueira

http://www.pimentasportugal.net

Ir para o topo Ir para baixo

Pimentas do Romão Empty Re: Pimentas do Romão

Mensagem  Pinhas Sáb Jan 01, 2011 7:55 am

Olá Amigão
Debato-me com um problema que já expus na comunidade.
Gostava de saber se existe alguma tabela onde se possa saber para cada variedade pimenta, todos os seus nomes possíveis, do tipo;

EXEMPLO:
Espécime XYZ -[nome cientifico da variedade]-[família]-[nome comum]-[nome popular]-[nome local ou regional ]-[algumas características]-[Foto da flor]-[Foto do fruto], etc

Isto para não cair-mos no engano de pedir a mesma coisa duas vezes, pensando que são espécies diferentes só porque são chamadas de forma diferente. Se existe, gostava de saber onde. E não estou a falar de identificação de sementes, pois essa ferramenta já conheço e é bastante utíl para o efeito expecífico.
Se não existe, ... propunha criar-se neste Fórum, uma página com todo o tipo de informação sobre cada Pimenta e/ou variantes.

O que achas?
Cumprimentos do Pinhas

Pinhas

Mensagens : 14
Data de inscrição : 01/01/2011
Idade : 62
Localização : Monte Real, Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Pimentas do Romão Empty osmopriming

Mensagem  joao Qui Jan 06, 2011 4:17 am

ola Romão

eu usei o osmopriming cinvencional e obtive uma taxa de 84% de germinações ao fim de duas semanas...
num outro tabuleiro de germinação utilizei uma colher de sal para um litro de infusão de camomila e passadas as mesmas duas semanas tive uma taxa de germinação de mais de 90%. Convèm referir que as sementes eram das mesmas espécies e mesmo lotes nas três experiências, já que usei um terceiro tabuleiro em pura e simplesmente coloquei as sementes no substrato... e neste caso ao fim de duas semanas a taxa de sucesso andava na ordem dos 30%.
abraços

joao

Mensagens : 4
Data de inscrição : 06/01/2011
Idade : 58
Localização : Vila Nova de Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Pimentas do Romão Empty Re: Pimentas do Romão

Mensagem  romão Qui Jan 06, 2011 2:12 pm

joao escreveu:ola Romão

eu usei o osmopriming cinvencional e obtive uma taxa de 84% de germinações ao fim de duas semanas...
num outro tabuleiro de germinação utilizei uma colher de sal para um litro de infusão de camomila e passadas as mesmas duas semanas tive uma taxa de germinação de mais de 90%. Convèm referir que as sementes eram das mesmas espécies e mesmo lotes nas três experiências, já que usei um terceiro tabuleiro em pura e simplesmente coloquei as sementes no substrato... e neste caso ao fim de duas semanas a taxa de sucesso andava na ordem dos 30%.
abraços
Olá João, com essa taxa de sucesso vou experimentar a receita nas proximas sementes a receber, que os amigos Marcelo e Alysson me enviaram. Tambem vou por a germinar (quando chegarem) sementes de camelia sinensis (arvore do chá). Como se estão a portar as plantinhas depois de germinadas, estão aguentar bem o inverno? Estão a desenvolver bem?
Abraços
Se necessitares de alguma coisa é só pedir.
Horácio Romão
romão
romão
Usuário Naga Viper

Mensagens : 23
Data de inscrição : 29/12/2010
Idade : 57
Localização : Marinha Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Pimentas do Romão Empty Re: Pimentas do Romão

Mensagem  joao Qui Jan 06, 2011 2:17 pm

romão escreveu:
joao escreveu:ola Romão

eu usei o osmopriming cinvencional e obtive uma taxa de 84% de germinações ao fim de duas semanas...
num outro tabuleiro de germinação utilizei uma colher de sal para um litro de infusão de camomila e passadas as mesmas duas semanas tive uma taxa de germinação de mais de 90%. Convèm referir que as sementes eram das mesmas espécies e mesmo lotes nas três experiências, já que usei um terceiro tabuleiro em pura e simplesmente coloquei as sementes no substrato... e neste caso ao fim de duas semanas a taxa de sucesso andava na ordem dos 30%.
abraços
Olá João, com essa taxa de sucesso vou experimentar a receita nas proximas sementes a receber, que os amigos Marcelo e Alysson me enviaram. Tambem vou por a germinar (quando chegarem) sementes de camelia sinensis (arvore do chá). Como se estão a portar as plantinhas depois de germinadas, estão aguentar bem o inverno? Estão a desenvolver bem?
Abraços
Se necessitares de alguma coisa é só pedir.
Horácio Romão

Ola amigo
as plantas estão bem, estão no quentinho da estufa....
abraços

joao

Mensagens : 4
Data de inscrição : 06/01/2011
Idade : 58
Localização : Vila Nova de Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Pimentas do Romão Empty Re: Pimentas do Romão

Mensagem  Pinhas Qui Jan 06, 2011 3:53 pm

Olá Amigo

Como vão as tuas sementes que saíram do molho?
As minhas ainda lá estão, mas algumas ficam a boiar, certamente xôxas, pois são das antigas do meu filhote.
Já pedi aqui no Forum algumas que haja para doar. As que tu me deste estão cinco estrelas.
Vamos ver como me saio desta feita.
Vai dando noticias.
1 Abraço Amigo


Pinhas

Mensagens : 14
Data de inscrição : 01/01/2011
Idade : 62
Localização : Monte Real, Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Pimentas do Romão Empty Re: Pimentas do Romão

Mensagem  romão Qui Jan 06, 2011 4:10 pm

Pinhas escreveu:Olá Amigo

Como vão as tuas sementes que saíram do molho?
As minhas ainda lá estão, mas algumas ficam a boiar, certamente xôxas, pois são das antigas do meu filhote.
Já pedi aqui no Forum algumas que haja para doar. As que tu me deste estão cinco estrelas.
Vamos ver como me saio desta feita.
Vai dando noticias.
1 Abraço Amigo

Já estão no quentinho para germinar, aliás já estão a germinar algumas. Tambem tenho lá sementes de cornichons (sem tratamento por osmopriming) e surpresa das surpresas, passados 2 dias já tão co grelo de fora, hehehe
Abraços
romão
romão
Usuário Naga Viper

Mensagens : 23
Data de inscrição : 29/12/2010
Idade : 57
Localização : Marinha Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Pimentas do Romão Empty Olá Mestre pimenteiro

Mensagem  Pinhas Qua Jan 19, 2011 3:48 pm

As "tuas" Rain Forest, estão lindas, acho já fazem pirraças ás tuas mesmo. bounce bounce
Diz-me cá: as Cayenne e Austin Red Pearl são assim tão rápidas a germinar ou as outras é que são muito lentas?
Semeei outras variedades directamente na terra para comparar resultados. Que achas???
Tens que aqui passar para ver.
Quando (se) vingarem coloco fotos.
Um abraço
Pinhas

Pinhas

Mensagens : 14
Data de inscrição : 01/01/2011
Idade : 62
Localização : Monte Real, Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Pimentas do Romão Empty Re: Pimentas do Romão

Mensagem  romão Qua Jan 19, 2011 9:36 pm

Pinhas escreveu:As "tuas" Rain Forest, estão lindas, acho já fazem pirraças ás tuas mesmo. bounce bounce
Diz-me cá: as Cayenne e Austin Red Pearl são assim tão rápidas a germinar ou as outras é que são muito lentas?
Semeei outras variedades directamente na terra para comparar resultados. Que achas???
Tens que aqui passar para ver.
Quando (se) vingarem coloco fotos.
Um abraço
Pinhas
Olá Amigão, as Cayenne são sementes frescas, logo germinam mais rápido. Tambem fiz a experiência de semear na terra (Jindungo) sem tratamento por osmopriming, mas os resultados não são animadores.
Agora estou a dar banho a umas sementinhas de Camelia Sinensis (Chá Verde) e outras sementes fora de normal, tais como Solanum Mammosum, Delonix Regia, Dendrocalamus Giganteus, Luffa Cylindrica, Large Gourds Mixed, mas o banho é uma combinação de 2 tecnicas, Chá de Camomila e sal, osmopriming mas com chá.
Qualquer dia destes passo por ai.
Abraços
Horácio flower
romão
romão
Usuário Naga Viper

Mensagens : 23
Data de inscrição : 29/12/2010
Idade : 57
Localização : Marinha Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Pimentas do Romão Empty Re: Pimentas do Romão

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos